Publicidade

O Grammy é uma das premiações musicais anuais que presenteia os profissionais, desse modo, saiba curiosidades sobre a principal premiação do Grammy.

A próxima edição que acontece no próximo domingo (04) em Los Angeles com início à partir das 22 horas.

A entrega dos prêmios ocorre por categorias, a atração conta com apresentações ao vivo e grande homenagens.

Entretanto, para entender um pouco mais, acompanhe curiosidades sobre a principal premiação do Grammy.

Criação do prêmio

O Prêmio Grammy foi estabelecido em 1959 e contou com a presença de músicos renomados como Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., Dean Martin, entre outros.

Publicidade

Para uma luxuosa cerimônia de jantar onde foram entregues 28 prêmios no salão de baile do Beverly Hilton.

Enquanto isso, outros recém-chegados à Academia se encontravam em um evento ocorrido simultaneamente na metrópole de Nova York.

Publicidade

Após seis meses, a segunda edição anual do Grammy aconteceu novamente em ambas as cidades, porém, desta vez, a cerimônia foi televisionada e registrada no programa “NBC Sunday Showcase”.

Como são as estatuetas

Publicidade

John Billings, popularmente chamado de “o Grammy Man”, é o criador responsável pelo design das requintadas estatuetas nos últimos quatro décadas.

Billings e sua equipe situada em Ridgway, no estado do Colorado, dedicam-se minuciosamente à criação de cada uma das peças artesanais.

Anualmente, eles recebem uma relação de recomendações. Desse modo, eles descobrem a quantidade de estatuetas que precisarão confeccionar.

As figuras que consistem em três componentes diferentes (o suporte, a caixa dos toca-discos e a alavanca).

Sendo montadas individualmente e fabricadas com um material exclusivo denominado de Grammium e finalizadas com uma camada de ouro 24 quilates.

Exigem cerca de 15 horas para a sua elaboração.

A partir da inauguração do Grammy Awards, o prêmio sofreu diversas modificações ao longo do tempo, porém, nos últimos 30 anos, o seu desenho se manteve praticamente o mesmo.

Diferença entre “Canção do ano” e “Gravação do Ano”?

Mesmo que os títulos sejam semelhantes, a incerteza sobre as categorias existe desde o primeiro Grammy.

Para explicar melhor, “Record Of The Year” ou “Gravação do Ano” refere-se a uma gravação específica de uma música e reconhece os artistas, produtores e engenheiros que contribuem para essa gravação.

Enquanto “Song Of The Year” ou “Música do Ano” diz respeito à composição de uma música e reconhece os compositores responsáveis pela escrita.



Beyoncé é a mais premiada

Primeiramente, no ano de 2023, Beyoncé alcançou um marco histórico ao superar o recorde e se tornar a artista com o maior número de prêmios Grammy de todos os tempos.

O trigésimo segundo troféu da cantora foi conquistado ao vencer na categoria de Melhor Álbum de Dança/Eletrônica. Com o seu mais recente lançamento, intitulado “Reinaissance”.

Logo atrás da vocalista, encontra-se o regente musical Georg Solit, que anteriormente detinha o recorde com 31 Grammys conquistados.

Ele ainda ostenta os recordes de mais prêmios em um único estilo musical e de mais premiações na categoria de música clássica.

Aqui você pode conferir a relação dos cinco artistas mais laureados no Grammy.

 Veja os prêmios

Na 26ª cerimônia do Grammy, em 1984, Michael Jackson foi o grande destaque ao receber oito prêmios em uma única noite.

O renomado álbum “Thriller” tinha sido lançado dois anos antes, porém, as músicas “Billie Jean” e “Beat It” ainda dominavam as paradas e renderam ao Rei do Pop 12 indicações.

Melhor Canção R&B, Melhor Performance Vocal R&B Masculino com “Billie Jean”, Produtor do Ano Não Clássica e Melhor Gravação Infantil com “The E.T. Storybook”.

Adicionalmente, no ano 2000, o artista Carlos Santana também conquistou oito prêmios Grammy e empatou com Michael Jackson.

Indicados

Alguns talentos, apesar de muitas indicações, nunca receberam o prêmio.

Acompanhe a seguir alguns casos emblemáticos:

Enquanto, a banda sueca Abba foi indicada em cinco ocasiões, porém nunca recebeu um prêmio.

Assim como, Lana Del Rey partiu sem nenhum prêmio, apesar de ter sido indicada 11 vezes ao todo.

Katy Perry: a rainha do pop já foi nomeada 13 vezes, todavia, nunca recebeu um prêmio no Grammy.

Mesmo sendo indicada em duas ocasiões, Demi Lovato nunca teve a oportunidade de proferir seu discurso no palco do Grammy.

BTS: a banda da Coreia do Sul já recebeu 5 nomeações, entretanto ainda não alcançou o tão esperado prêmio que almejam.

Nicki Minaj: com 12 indicações ao Grammy, Nicki retorna como concorrente neste ano e tem a possibilidade de conquistar sua primeira estatueta.

Serviços

Por fim, para mais informações acesse Grammy