Publicidade

Como todos sabemos, os aparelhos ortodônticos são responsáveis ​​por corrigir a posição dos dentes e da mordida. No entanto, este tratamento tem uma mensalidade fixa para quem o utiliza, o que nem sempre é acessível. Veja como conseguir aparelhos dentário grátis pelo SUS

Porém, o que muitos não sabem é que este tratamento pode ser acessado ​​por meio do programa Brasil Sorridente, no qual é realizado por meio do SUS.

A ortodontia é responsável pela correção da posição dos dentes e da mordida com aparelhos orais, evitando assim dor e desconforto.

Confira como conseguir aparelhos dentário grátis pelo SUS.

Publicidade

Programa Brasil Sorridente

O Brasil Sorridente foi lançado originalmente pelo Ministério da Saúde em 2004 com o objetivo principal de fornecer às pessoas serviços de saúde bucal gratuitos e de alta qualidade.

Entre as opções de tratamento oferecidas por este programa, podemos encontrar:

Publicidade
  • Limpeza;
  • Aplicação de flúor;
  • Tratamento de cárie;
  • Extração;
  • Biópsias;
  • Extração do dente do siso;
  • Implante dentário;
  • Exames bucais;
  • Restauração;
  • Remoção do tártaro;
  • Prótese;
  • Aparelho dental, entre outros.

É importante ressaltar que nem todas as cidades oferecem esse programa. Afinal, a maioria se deve à falta de infraestrutura ou de profissionais qualificados.

Passo a passo aparelho pelo SUS?

Publicidade

Por isso, antes de solicitar atendimento, basta ir até a unidade médica mais próxima de você. Use seu cartão SUS para saber se o programa está disponível em sua cidade.

Então, se o serviço estiver disponível, basta agendar uma consulta com o dentista. Em seguida, será realizada uma avaliação inicial e o paciente será eventualmente encaminhado para o tratamento necessário.

Como obter aparelho pelo SUS?

Como mencionado acima, primeiro você precisa saber se sua cidade oferece os tratamentos do programa Brasil Sorridente.

Se você confirmou as informações e agendou uma consulta, aguarde o dentista responsável.

No dia da sua consulta, verifique com um profissional se há opções de aparelhos ortodônticos disponíveis em sua cidade. Já que existem apenas 40 centros ortodônticos no país.

Após um exame e confirmação de que sua condição requer o tratamento, um profissional final irá encaminhá-lo para o tratamento.

Portanto, é bom saber que por ser um serviço gratuito, há uma lista de espera. Desta forma, os serviços podem não estar disponíveis imediatamente após a primeira consulta.

Quando for a sua vez, você marcará uma consulta com o dentista responsável e o procedimento de colocação do aparelho dentário será então iniciado.

Lembre-se que é importante acompanhar corretamente o retorno de sua consulta.

Quem tem direito a atendimento odontológico gratuito?

Por se tratar de saúde pública, todo cidadão brasileiro, independente de renda ou situação financeira, tem direito a esse serviço.

“Confira aqui como fazer o saque do PIS em dobro”

yazoou.com

Ou seja, qualquer pessoa pode se inscrever para participar do programa Brasileiro Sorridente se seu estado já estiver participando do programa.


LEIA TAMBÉM


Mas vale lembrar que o sistema tem falhas, como grandes filas de espera para tratamentos específicos, caso em que as famílias de baixa renda têm prioridade.

Serviços

Agora você já conhece mais sobre o Programa Brasil Sorridente e sobre os tratamentos dentários que o SUS disponibiliza gratuitamente.

Pegue seu cartão do SUS e se informe no posto de saúde mais próximo a você!

Aparelho dentário do SUS

Para a emissão do cartão do SUS, basta levar seus documentos pessoais e um comprovante de residência para que os profissionais disponibilizem para você.